Topo

Josias de Souza

Mensalão tucano de Minas tem o 1º condenado

Josias de Souza

26/09/2013 19h18

A Justiça Federal de Minas Gerais condenou o primeiro réu do mensalão do PSDB. Chama-se Nélio Brant Magalhães. Era diretor do Banco Rural. Noves fora uma multa, pegou nove anos e nove meses de reclusão pelos crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira.

Deve-se a decisão à juíza Camila Velano, titular da 4ª Vara Federal de Belo Horizonte. Na sentença, ela vinculou a encrenca tucana de Minas ao escândalo petista. "Mesmo que a fraude aqui narrada refira-se ao chamado mensalão mineiro, não se pode dissociar as condutas dos dirigentes do Banco Rural neste esquema daquelas descritas no  mensalão apurado no STF", anotou. A juíza concluiu que os dois casos tiveram "o mesmo modus operandi".

No caso mineiro, os empréstimos de fancaria do Rural serviram para ocultar, em 1998, a má origem de verbas desviadas para a campanha reeleitoral de Eduardo Azeredo, que tinha como vice Clésio Andrade. Hoje, Azeredo é deputado. Clésio é senador. Ambos aguardam julgamento no STF.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.