Topo

Josias de Souza

PDT vai à Justiça contra Partido Solidariedade

Josias de Souza

28/09/2013 06h34

O PDT quer anular na Justiça a criação do Partido Solidariedade. Neste final de semana, advogados da legenda preparam ação a ser ajuizada na segunda-feira (30). Tentarão demonstrar que o TSE desconsiderou fraudes na coleta de assinaturas de apoiadores da nova agremiação.

O Solidariedade foi idealizado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força. Ele deixou a secretaria-geral do PDT para assumir a presidência da nova legenda. E articula a debandada de outros silvérios. O PDT receia perder oito dos seus 26 deputados. Algo que levaria à redução do seu tempo de propaganda no rádio e na tevê e do dinheiro que recebe do fundo partidário.

Ouça-se Ian Dias, assessor  jurídico do PDT na Câmara: "Tem suspeita e indícios de fraudes nas listas de apoiamento que foram validadas pelos cartórios e usadas pelo tribunal. Por isso vamos pedir liminarmente que se suste a criação do Solidariedade para que possam ser feitas as diligências sobre essas listas…"

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi endossa a iniciativa: "Acho que no Direito sempre cabe recurso", diz. "Foi uma análise administrativa burocrática que não levou em conta acusações gravíssimas. Um partido para existir tem que ter legalidade e legitimidade. Legalidade é cumprir as regras".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.