Topo

Josias de Souza

PSDB intensifica assédio a Bernardinho no Rio

Josias de Souza

30/09/2013 17h26

Mantido eternamente no banco de reservas pelo eleitorado do Rio de Janeiro, o PSDB escora-se no prestígio de um craque para tentar montar um palanque competitivo para Aécio Neves no Estado. O tucanato insiste em atrair Bernardinho, o técnico da vitoriosa seleção brasileira masculina de vôlei, para uma candidatura à sucessão do governdor Sérgio Cabral.

Bernardinho já havia negado a intenção de meter-se em disputais eleitorais. Porém, filiou-se ao PSDB. Embora sua mulher, a ex-jogadora de vôlei Fernanda Venturini, tente desconversar —"Ele se filiou, mas não está nada certo"—, sabe-se que ninguém vai ao Rubicão para beber água.

Otimista, o deputado federal tucano Otávio Leite diz que "Bernardinho representa a organização, a raça, a capacidade de liderança e será um quadro inovador para 2014." Informa que a ideia do PSDB é fechar uma coligação esportiva com o PSB de Eduardo Campos, lançando Romário para o Senado.

Nas quadras de vôlei, Bernardinho de fato tornou-se símbolo planetário de eficiência. O diabo é que o destino do Rio não é jogado à beira da rede. No gabinete de governador, o salário do técnico seria menor e o desafio muito maior.

Eleito, Bernardinho teria de lidar com a miséria, a violência, o sumiço dos Amarildos, a corrupção policial, a roubalheira de outros setores, o fisiologismo da Assembléia, a pecariedade das escolas, a indigência dos hospitais e a insuficiência orçamentária… —não necessariamente nessa ordem. Será que vai encarar?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.