Topo

Josias de Souza

Dilma põe ‘interino’ no Ministério da Integração

Josias de Souza

01/10/2013 15h14

Dilma Rousseff liberou Fernando Bezerra, do PSB, para deixar o cargo de ministro da Integração Nacional. Ávido pela poltrona, o PMDB unificou-se em torno do nome do senador paraibano Vital do Rêgo. Para desassossego do partido, a presidente decidiu confiar os negócios da pasta a um ministro interino. Chama-se Fancisco Teixeira. Vem a ser o secretário de Infraestrutura Hídrica do ministério. O porta-voz do Planalto, Thomas Traumann, divulgou uma nota. Disponível aqui, vai reproduzida abaixo:

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, está deixando o cargo depois de prestar relevante contribuição ao governo e ao país.

Nos dois anos e nove meses em que esteve à frente da pasta, Fernando Bezerra fez um trabalho extraordinário. O orçamento total do ministério dobrou na sua gestão. Obras fundamentais para a garantia hídrica do semiárido ganharam forte impulso com Fernando Bezerra à frente do ministério, em especial a Transposição do São Francisco.

A presidenta Dilma Rousseff agradeceu a dedicação de Fernando Bezerra em todas as missões que lhe foram confiadas. "Saiu o ministro, mas ficou o amigo", disse a presidenta. Assumirá interinamente a pasta o engenheiro Francisco Teixeira, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.