Topo

Josias de Souza

Solidariedade reúne 24 deputados na 1ª reunião

Josias de Souza

01/10/2013 15h57

O Solidariedade, partido idealizado por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, realizou nesta terça-feira sua primeira reunião na Câmara. Atraiu 24 deputados federais. Futuro presidente da nova legenda, Paulinho disse que outros cinco já confirmaram a filiação. Não compareceram porque "tinham compromissos fora de Brasília."

Às voltas com a concorrência do Pros, outra legenda recém-criada que instalou um balcão de filiações na Câmara, Paulinho faz as contas: "Temos mais ou menos 30 confirmados. Estamos trabalhando com a ideia de ter entre 30 e 35 deputados federais." Confirmando-se tal projeção, o Solidariedade passaria a ser a sétima bancada da Câmara, atrás de PT, PMDB, PSDB, PSD, PP e PR.

Nessa hipótese, Paulinho deixa o PDT para comandar uma infantaria parlamentar com mais de dois minutos de propaganda no rádio e na tevê. Ele já informou que deve entregar essa vitrine à candidatura presidencial de Aécio Neves, do PSDB. Pode-se imagionar o que Paulinho exigirá em troca caso Aécio vire presidente. Tremei, Ministério do Trabalho.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.