Topo

Josias de Souza

‘Marina não me causa desconforto’, diz Caiado

Josias de Souza

07/10/2013 19h04

Aliado do presidenciável Eduardo Campos (PSB) desde março, o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) declarou: "A presença de Marina Silva no projeto não me causa nenhum desconforto." Principal liderança ruralista da Câmara, Caiado sempre frequentou trincheira oposta à de Marina. Divergiram pela última vez no ano passado, quando o Congresso debateu e aprovou o novo Código Florestal. "A democracia pressupõe a convivência das diferenças", declara agora um Caiado contemporizador. Abaixo, a conversa que o deputado teve com o blog:

— O que achou da aliança firmada entre Eduardo Campos e Marina Silva? Numa eleição majoritária, é preciso aglutinar os diferentes. O Eduardo Campos está sabendo fazer isso. A democracia pressupõe a convivência das diferenças. O PT prega no Brasil a gestão de cemitério, que não contempla o contraditório. Mas isso não é o desejável. Democracia é o convívio de ideias. Faz-se o livre debate. Prevalece quem maneja melhor os neurônios, quem apresenta as melhores propostas.

— A eventual presença de Marina como vice na chapa de Eduardo Campos lhe causaria desconforto? A presença de Marina Silva no projeto não me causa nenhum desconforto. Nunca tive nenhum tipo de preconceito. Trago a lição do meu pai: 'As pessoas só serão boas se tiverem os melhores do seu lado. Não é uma estrela no firmamento. Tem que ter o espírito de constelação, cercando-se dos melhores, tenham a cabeça que tiverem. É preciso dar espaço aos neurônios. Esse é o jogo.

— E quanto aos embates já travados? Sou apaixonado pelo debate de ideias. Na Câmara dos Deputados, tive vários embates com o Fernando Gabeira. Perdendo ou ganhando, sempre mantive uma excelente convivência com o Gabeira. Essa é a prática dos parlamentos no mundo inteiro. Não há mais espaço no Brasil para a demonização de pessoas. Houve um tempo em que demonizaram os produtores rurais. Agora, o PT sataniza os médicos brasileiros para ganhar a eleição em São Paulo e a Presidência. Isso é populismo barato. Não podemos permitir que o Brasil evolua para isso –fulano vai para o céu e cricrano vai para o inferno. Esse jogo maniqueísta o Eduardo Campos está sabendo evitar.

— Faz algum reparo ao movimento de Eduardo Campos? Não, pelo contrário. Foi muito acertado. Quando você é candidato à Presidência da República, precisa pensar que, amanhã, terá de zelar pela governabilidade. Para que dê certo, é preciso aglutinar o maior número de tendências diferentes. No processo decisório, ouve todo mundo. Depois, é o presidente quem toma a decisão final, fazendo aquilo que julga melhor para o país. Assim é a democracia. O Eduardo Campos está quebrando paradigmas.

— Como assim? Hoje, no Brasil, todo mundo acha que é marqueteiro que ganha eleição. O Eduardo Campos está invertendo isso, colocando na frente a boa política. Outra coisa: até aqui, só ganhava eleição quem tivesse partido grande e o mapa do governo para partilhar. O governador Eduardo está se tornando uma alternativa real saindo de um partido pequeno e sem vender ministérios. Isso é diferente.

— Se ele quiser tempo de propaganda na televisão, uma hora terá de se entender com outros partidos, não? Claro que tem que se entender. Mas esse entendimento se dará em bases republicanas. Ele utiliza outra metodologia. Busca trazer as pessoas que vocalizam, como líderes, posições da sociedade. Está aí a habilidade nesse assunto que envolve a Marina. Tenho que aplaudir essa composição. As ruas e as redes sociais expressavam um sentimento pró-Marina. E o Eduardo soube abrigar esse sentimento no seu projeto. Ficou demonstrado que é possível fazer política sem comercializar a Esplanada dos Ministérios. Cria-se um ambiente que não combina com o leilão antecipado do governo.

— Como pretende se encaixar nesse projeto? Há muitos meses, em março, eu declarei, como deputado do DEM, apoio ao Eduardo Campos. Fiz isso num ato público. Tenho um acordo com o Vanderlan [Cardoso, ex-deputado estadual que se filiou ao PSB em março]. Ainda nesta segunda-feira fizemos uma reunião para discutir nosso projeto de governo para Goiás. Nosso acordo prevê que, na hora que tivermos de decidir, quem estiver em melhores condições disputará o governo do Estado. O outro comporá a chapa como candidato ao Senado. Estão conosco nesse projeto o PSB, o DEM, o PDT, o Solidariedade, o PSC e o PRP.

— Foi avisado previamente sobre o ingresso de Marina e outros integrantes da Rede Sustentabilidade no PSB? Sim, me ligaram na manhã de sábado os deputados Pedro Valadares [PSB-SE] e Márcio França [PSB-SP]. Disseram que o entendimento tinha evoluído na noite anterior e que seria anunciado à tarde. Eu aplaudi.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.