Topo

Josias de Souza

Campos corta 969 cargos de indicação política

Josias de Souza

11/10/2013 20h38

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), enviou à Assembéia Legislativa nesta sexta-feira projeto de lei que transforma 969 cargos preenchidos por indicação política em funções de direção a serem ocupadas por servidores de carreira. Com isso, o total de apadrinhados passa de 3.536 para 2.567. Uma redução de 28%. Estima-se que o servidor concursado custará menos ao Estado. Na conta do governo, a economia seria de R$ 25 milhões anuais.

À frente do governo há quase sete anos, Campos toma essa a medida três semanas depois de seu partido, o PSB, ter devolvido a Dilma Rousseff os cargos federais que ocupava –entre eles o de ministro da Integração Nacional, onde se encontrava Fernando Bezerra, apadrinhado do governador pernambucano. Há dois dias, reunido com parlamentares do PT de Pernambuco, Lula aconselhou-os a também bater em retirada do governo de Eduardo de Campos. O PTB do senador Armando Monteiro, candidato à sucessão de Eduardo Campos, se antecipou, desembarcando nesta sexta.

Em discurso, Campos realçou o seu desejo de valorizar o servidor de carreira. Por que só agora? Segundo ele, Pernambuco não dispunha de mao de obra qualificada. Heim?!? "A contratação de comissionados foi necessária para suprir uma demanda urgente", alegou Eduardo Campos. Absteve-se de explicar as razões que o levaram a conviver com a "urgência" por arrastados sete anos. Tomado de pressa repentina, o governador espera que seu projeto seja aprovado até dezembro.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.