Topo

Josias de Souza

Comissão da Câmara autoriza igreja a vetar gay

Josias de Souza

16/10/2013 20h12

Sob a presidência do deputado-pastor Marco Feliciano (PSC-SP), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou projeto de lei que livra as igrejas e seus responsáveis de serem enquadrados no crime de discriminação por homofobia. Pelo texto, as igrejas ficam autorizadas a vetar em seus templos a presença de "cidadãos que violem seus valores, doutrinas, crenças e liturgias".

Chama-se Washington Reis (PMDB-RJ) o autor do projeto. Ele informa que a proposta tem o objetivo de evitar a criminalização de igrejas que desautorizarem a participação de homossexuais nos seus ritos litúrgicos. O projeto sugere alteração do artigo 20 da lei 7.716, de 1986.

Nesse trecho, a lei fixa pena de um a três anos de prisão para quem "induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."
Para Washington Reis, as igrejas, que desaprovam a prática homossexual, devem dispor de liberdade para manifestar suas posições. Quer dizer: preferem dar vazão ao preconceito a exercitar os valores cristãos.

A proposta seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Depois, vai ao plenário. Se for aprovado pelos deputados, segue para o Senado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.