Topo

Josias de Souza

Defensor da ex-PEC 37 virou réu no Supremo

Josias de Souza

18/10/2013 06h32

O deputado Bernardo de Vasconcelos Moreira (PR-MG), um dos mais fervorosos defensores da falecida PEC 37, tornou-se réu no STF. Em decisão unânime, os ministros do Supremo converteram em ação penal uma denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o parlamentar.

Bernardo é acusado de crimes ambientais e sonegação fiscal. Coisa de R$ 6 milhões, em valores de 2009, sujeitos a atualização monetária. Enviado ao banco dos réus, o deputado exercerá agora o sacrossanto direito ao contraditório.

Nessa primeira fase do processo, Bernardo reivindicava a anulação do inquérito que o fisgou. Alegava que a investigação que fundamentara a denúncia não tinha validade por ter sido conduzida diretamente pelo Ministério Público de Minas Gerais.

Simultaneamente, Bernardo Vasconcelos engrossava na Câmara o coro a favor da PEC 37, aquela proposta de emenda à Constituição que consagrava a tese segundo a qual cabe à polícia investigar, não ao Ministério Público.

Convertida em mote de cartazes na onda de protestos de junho, a PEC 37 foi enterrada na Câmara sob festejos. E a denúncia contra o deputado Bernardo, agora com status de ação penal, seguirá o seu curso. Com o selo do Ministério Público.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.