Topo

Josias de Souza

Campos chama o PPS de Freire para coligação

Josias de Souza

26/10/2013 20h05

O presidenciável do PSB, Eduardo Campos, almoçou com o presidente do PPS, Roberto Freire. Encontraram-se num restaurante, em São Paulo. Durante a conversa, Campos deixou claro a Freire que deseja integrar o PPS na sua coligação. "Discutimos essa hipótese", confirmou Freire ao blog. "Há interesse da parte do PSB."

Foi o primeiro encontro de Freire com Campos desde que o seu PPS perdeu para o PSB uma disputa pela filiação de Marina Silva. Freire tentou dissuadir a criadora da Rede Sustentabilidade  da ideia de se juntar a Campos. Achava que ela deveria participar do primeiro turno da disputa presidencial como candidata à Presidência. Marina não lhe deu ouvidos.

Agora, embora Freire revele simpatia pela ideia de integrar o PPS à caravana de Campos, a legenda está dividida. "Eduardo sabe que, dentro do partido, existe um pequeno grupo que defende a candidatura própria e um grupo a favor da composição com Aécio Neves, tão expressivo quanto o que se inclina para o PSB."

O martelo do PPS deve ser batido em dezembro, num congresso da legenda. Freire distribuiu aos membros da Executiva o esboço de um documento a ser aprovado nesse encontro. Chama-se 'Uma agenda para o Brasil'. Fala de 'nova política', 'nova economia' e 'novo governo'.

O trecho que discorre sobre o governo propõe a formação de um bloco de "esquerda" para administrar o país. É como se as entrelinhas ditassem: "PSB, PPS e Rede". O texto sugere a adoção de um modelo inspirado na presidência suprapartidária de Itamar Franco, que incorporou colaboradores até de legendas que se opunham ao governo –caso de Luiza Erundina, expulsa do PT na época e agora alojada no PSB. Se o texto for aprovado sem alterações, será um indício de que Campos leva vantagem sobre Aécio na legenda.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.