Topo

Josias de Souza

Lula ridiculariza legislação eleitoral anacrônica

Josias de Souza

01/11/2013 20h33

Lula tem o maior desprezo pela legislação eleitoral. Mas os magistrados eleitorais, de modo geral, não parecem se importar com os políticos que os ignoram. Juntando-se o desprezo com o dar de ombros, fica evidente que certas normas deveriam ser revogadas.

Por exemplo: a lei proíbe campanha fora de época. Pedir votos, só depois das convenções partidárias de junho. Os infratores sujeitam-se ao pagamento de multa que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil. Por onde passa, Lula sempre menciona a lei antes de infringi-la. Nesta sexta, ele sapateou na cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

"Eu não posso falar em eleição porque eu já fui multado quatro vezes", disse Lula aos jornlalistas. "Eu já tenho uma conta alta para pagar de multa. Eu não quero falar de eleição, porque senão eu não vou ter dinheiro para ajudar na campanha da Dilma e da Gleisi [Hoffmann, ministra da Casa Civil, candidata do PT ao governo do Paraná]."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.