Topo

Josias de Souza

PSDB começa a perder a paciência com Serra

Josias de Souza

05/11/2013 07h34

Odair Leal/Folha

Em público, o tucanato faz juras de unidade. Privadamente, Aécio Neves e os partidários de sua candidatura presidencial começam a se dar conta de que, insistindo nessa lorota, vão acabar mudando o significado de PSDB para 'Príncipe Serra Dirigirá o Brasil'.

Já meio impaciente com a própria paciência, Aécio voou para São Paulo. Após submeter-se a exames médicos no final de semana —check up de rotina, segundo sua assessoria— o senador mineiro reuniu-se nesta segunda (4) com Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin.

Conversaram sobre a hipótese de antecipar a formalização da candidatura presidencial de Aécio. Líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP) resume a ópera:

"Para que aguardar até março se há um sentimento de certeza na bancada e nos diretórios estaduais do PSDB sobre a candidatura de Aécio? Essa indefinição, somada às movimentações de Serra, cria ambiguidade e tira a capacidade de articulação política do Aécio."

Atualização feita às 15h03 desta terça-feira (5): Aqui, detalhes uma entrevista na qual Aécio negou o desconforto com a movimentação do seu antagonista doméstico: "Deixem o Serra trabalhar em paz".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.