Topo

Josias de Souza

PT acusa MP de ‘politizar’ apuração de fraudes

Josias de Souza

06/11/2013 17h11

Simon Plestenjak/FolhaEm nota do seu diretótio municipal, o PT de São Paulo acusou o Ministério Público do Estado de "politizar" a apuração das fraudes que desviaram da prefeitura de paulistana verbas do ISS estimadas em R$ 500 milhões. No texto, o PT sustenta que a Promotoria promove "vazamento seletivo" de dados sigilosos com o propósito de difundir "acusações infundadas" contra o secretário de Governo da prefeitura, o petista Antonio Donato.

Entre as peças do inquérito em que o nome de Donato é mencionado há um grampo telefônico. Captou-se o diálogo de um fiscal sob suspeição, Luis Alexandre Cardoso de Magalhães, com uma mulher identificada pelos investigadores como sua amante. Na fita, ela soa assim: "Eu vou ligar para o Donato amanhã (…) e vou falar: você lembra que recebeu R$ 200 mil do Luis Alexandre para a sua campanha eleitoral?"

Vereador licenciado e ex-coordenador da campanha de Haddad, Donato já negou que tenha recebido dinheiro de membros da quadriha desbaratada em São Paulo. Em sua nota, o PT o endossa de forma incondicional. O partido "rejeita de forma taxativa a tentativa de associar o nome do secretário de Governo […]a integrantes de uma quadrilha."

Após acusar o MP de "politizar" o caso, o PT injetou política em sua nota, apontando o dedo para Gilberto Kassab (PSD) e José Serra (PSDB), antecessores de Haddad. "Cada vez mais as informações vão delineando que a quadrilha tinha fortes ligações com o secretario Mauro Ricardo, conhecido homem forte de José Serra na prefeitura, que comandou a Secretaria de Finanças por vários anos nas gestões Serra/Kassab."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.