Topo

Josias de Souza

Justiça manda Alckmin refazer ação anti-cartel

Josias de Souza

07/11/2013 06h41

A juíza Celina Kiyomi Toyoshima, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, mandou o governo de Geraldo Alckmin refazer a ação ajuizada contra a Siemens. Nesse processo, o Estado se apresenta como vítima de um cartel  formado para fraudar licitações do metrô e da companhia de trens metropolitanos de São Paulo. Pede que a Siemens seja condenada a indenizar o erário.

Em notícia veiculada nesta quinta (7), os repórteres Mario Cesar Carvalho e José Ernesto Credencio informam que a magistrada escorou sua decisão numa obviedade: como a mula sem cabeça, cartel de uma empresa só é coisa que não existe. Portanto, se quiser mesmo ser ressarcido, o Estado terá de requerer que sejam levadas ao banco dos réus também as empresas que tomaram parte do conluio com a Siemens.

"As sociedades que integram o cartel ou consórcios empresariais e que agiram em diversas licitações levadas a cabo pela CPTM e Metrô deverão integrar o polo passivo", anotou a juíza Celina Toyoshima. "A integração de todas é indispensável, sob pena de se dar brecha a decisões conflitantes, caso haja propositura de futuras ações."

Editoria de Arte/Folha

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.