Topo

Josias de Souza

Aécio defende Zona Franca, que Alckmin ataca

Josias de Souza

09/11/2013 04h27

Foto: Orlando Brito/Divulgação

Foto: Orlando Brito/Divulgação

Em viagem a Manuas, Aécio Neves tentou vacinar-se contra uma pecha que tem provocado a ruína dos presidenciáveis tucanos junto ao eleitorado amazonense. Durante visita a uma fábrica da Honda, o senador mineiro enrolou-se na bandeira da Zona Franca de Manaus.

"Como presidente do PSDB, digo que a Zona Franca é patrimônio do Brasil, fundamental para o desenvolvimento. Deve ser incorporada à nossa paisagem econômica, fiscal e ambiental", disse, ao lado do prefeito tucano de Manaus, Athur Virgílio.

Representando por candidatos paulistas nas sucessões de 2002 (Serra), 2006 (Alckmin) e 2010 (Serra de novo), o PSDB sempre foi visto meio de esguelha no Amazonas. O eleitor local parecia enxergar atrás dos tucanos o baronato industrial paulista conspirando contra os incentivos fiscais dados à concorrência instalada em Manaus.

No ano passado, em plena disputa municipal, Geraldo Alckmin converteu a antipatia em ódio. Fez isso ao protocolar na Justiça uma ação contra o pólo industrial de Manaus. Arthur Virgílio, que pedia votos para virar prefeito da cidade, viu-se compelido a desancar Alckmin. Em público, chamou-o de provinciano e disse que não era bem-vindo no Estado. Em privado, disse coisa pior.

Na incursão desta sexta, o mineiro Aécio declarou que, embora respeite a opinião de Alckmin, ela não corresponde à posição do PSDB. Quando as urnas de 2014 forem abertas, se a candidatura de Aécio sobreviver até lá, vai-se descobrir se sua auto-vacina o imunizou.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.