Pressionado, PT indica membros da comissão que analisa PEC dos Mensaleiros
No final da tarde desta quarta-feira (13), enquanto se formava no STF a maioria a favor da execução fatiada das penas dos condenados do mensalão, o deputado cearense José Guimarães (foto), irmão de José Genoino e líder do PT, encaminhava uma lista de nomes à Presidência da Câmara. Com atraso, o partido resolveu indicar os deputados que o representarão na comissão especial que analisa a PEC dos Mensaleiros.
Trata-se daquela proposta de emenda à Constituição que torna automática a cassação dos mandatos de parlamentares condenados em última instância por atos de improbidade administrativa ou crimes contra a administração pública. Apresentada pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), foi aprovada no Senado em 11 de setembro.
Enviada à Câmara, a proposição passou pela Comissão de Constituição e Justiça e, a caminho do plenario, estacionou na comissão especial composta especificamente para analisá-la. Todos os partidos já haviam indicado seus representantes na tal comissão, exceto o PT. Sem os três nomes da legenda que encabeça o mensalão, a comissão estava impedida de funcionar.
Premido pelos fatos, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), avisou ao PT que lançaria mão da sua prerrogativa regimental de indicar os representantes do partido à revelia de sua liderança. Após consultar a direção da legenda, o líder Guimarães indicou, finalmente, meia dúzia de nomes. Três titulares: Josias Gomes (BA), Luiz Sérgio (RJ) e Sibá Machado (AC). E três suplentes: Dalva Figueiredo (AP), Odair Cunha (MG) e Ricardo Berzoini (SP).
Enquanto não aprovar essa PEC, tornando automáticas as cassações de parlamentares condenados, a Câmara continuará ameaçando o país com a repetição do vexame ocorrido em 28 de agosto. Nesse dia, o plenário da Câmara criou a figura do deputado-presidiário, recusando-se a cassar o mandato de Natan Donadon, condenado pelo STF a mais de 13 anos de cadeia.
Tenta-se agendar para a próxima semana a sessão inaugural da comissão especial. A liderança do PMDB indicou como relator da proposta o deputado Raul Henry (PMDB-PE), do grupo político de Jarbas Vasconcelos, o autor da PEC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.