Topo

Josias de Souza

Jefferson libera PTB para apoiar Dilma em 2014

Josias de Souza

20/11/2013 20h12

ROBERTO JEFERSON

À espera da expedição do mandado de prisão, Roberto Jefferson, presidente licenciado do PTB, recebeu a visita do ex-deputado baiano Benito Gama, que responde pela presidência do partido. Os dois conversaram por cerca de quatro horas. Um dos temas foi 2014. Na saída, Benito informou que o PTB apoiará a reeleição de Dilma Rousseff.

"Do ponto de vista político, passamos a limpo 2014, a participação do PTB, as eleições de deputado, senador, governador e presidente, reiteramos o apoio à presidente Dilma na eleição de 2014, tanto na Câmara quanto no Senado, e para presidente. Isso está totalmente confirmado, vamos continuar apoiando ela. Conversamos muito sobre isso, foi uma boa conversa."

Em 2010, Jefferson empurrara o seu PTB para dentro da coligação de José Serra, o rival tucano de Dilma. Para 2014, Jefferson chegou a flertar com a candidatura de Eduardo Campos (PSB), que o procurou um par de vezes. Em reação, Dilma amarrou o PTB com um cargo. Benito Gama foi acomodado numa das vice-presidências do Banco do Brasil, a vice-presidência de Governo.

O cruzamento da conveniência de Dilma com a 'fome' do PTB deu à luz um paradoxo: o delator do mensalão, responsável direto pela presença da cúpula do ex-PT na penitenciária brasiliense da Papuda, liberou o seu para PTB integrar a coligação encabeçada pelo PT. Mais uma evidência de que, na política, não há culpados nem inocentes, só cúmplices.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.