Topo

Josias de Souza

MST do B invade para ‘apoiar’ os mensaleiros

Josias de Souza

25/11/2013 19h05

Velho conhecido da polícia e dos órgãos de controle de verbas federais, José Rainha Júnior organiza uma nova onda de invasões de terras no oeste de São Paulo. Em manifesto, Rainha informou que não romperá cercas para plantar tomates. Deseja apenas solidarizar-se com os mensaleiros presos.

Eis o título do documento distribuído por Rainha: "Moção de solidariedade aos presos políticos do PT, vítimas da farsa jurídico-midiática do mensalão". O texto é dirigido a José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares: "Recebam as ocupações dos latifúndios improdutivos do Brasil como nossa homenagem."

Expurgado do MST, Rainha comanda uma dissidência chamada MST da Base. Em 15 de novembro, dia em que os mensaleiros começaram a ser presos, Rainha comandou a invasão de 25 propriedades –já desocupadas.

Suprema ironia: José Rainha passou nove meses preso. Fora à cadeia sob a acusação de desviar verbas destinadas à reforma agrária. Numa decisão tomada em março de 2012, o STF mandou soltá-lo. E Rainha voltou a reinar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.