OAB pede análise do CNJ sobre troca do juiz do mensalão a pedido de Barbosa
Reunido em Salvador, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu se meter na polêmica sobre a troca do juiz responsável pela execução das penas dos condenados do mensalão. Aprovou-se nesta segunda-feira (25), por aclamação, o envio de um ofício requerendo ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que analise o caso e diga se a troca foi regular.
Na última sexta-feira, o titular da Vara de Execuções Penais de Brasília, Ademar Silva de Vasconcelos, que geria a detenção dos mensaleiros por delegação do STF, foi substituído nessa tarefa pour outro magistrado: Bruno André Silva Ribeiro. Difundiu-se a informação de que o Tribunal de Justiça do DF operou a troca a pedido do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, que se indispôs com Ademar.
Barbosa não se manifestou sobre o caso. Nesta segunda, entidades que representam a corporação dos juízes crivaram o ministro de críticas. Engrossaram o coro a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Juízes para a Democracia (AJC).
O ofício da OAB ao CNJ deve ser remetido nesta terça-feira (26). Órgão responsável pelo controle externo do Judiciário, o CNJ é comandado pelo presidente do STF, função que Barbosa acumula com a de relator do processo do mensalão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.