Topo

Josias de Souza

OAB pede análise do CNJ sobre troca do juiz do mensalão a pedido de Barbosa

Josias de Souza

25/11/2013 20h49

Reunido em Salvador, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu se meter na polêmica sobre a troca do juiz responsável pela execução das penas dos condenados do mensalão. Aprovou-se nesta segunda-feira (25), por aclamação, o envio de um ofício requerendo ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que analise o caso e diga se a troca foi regular.

Na última sexta-feira, o titular da Vara de Execuções Penais de Brasília, Ademar Silva de Vasconcelos, que geria a detenção dos mensaleiros por delegação do STF, foi substituído nessa tarefa pour outro magistrado: Bruno André Silva Ribeiro. Difundiu-se a informação de que o Tribunal de Justiça do DF operou a troca a pedido do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, que se indispôs com Ademar.

Barbosa não se manifestou sobre o caso. Nesta segunda, entidades que representam a corporação dos juízes crivaram o ministro de críticas. Engrossaram o coro a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Juízes para a Democracia (AJC).

O ofício da OAB ao CNJ deve ser remetido nesta terça-feira (26). Órgão responsável pelo controle externo do Judiciário, o CNJ é comandado pelo presidente do STF, função que Barbosa acumula com a de relator do processo do mensalão.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.