Topo

Josias de Souza

MPF apura troca de médicos locais por estrangeiros do Mais Médicos na Bahia

Josias de Souza

05/12/2013 15h05

O Ministério Público Federal investiga na Bahia uma denúncia feita pelo sindicato estadual dos médicos. Envolve dois municípios: Caldeirão Grande e Seabra. As prefeituras dessas cidades foram acusadas de demitir os médicos que mantinham em suas folhas para substitui-los por estrangeiros do programa Mais Médicos, cujos salários são pagos com verbas federais.

Responsável pelo caso, o procurador da República Samir Nachef realça o óbvio: o Mais Médicos foi criado para aumentar a oferta de de serviços públicos de saúde à população, não para permitir às prefeituras reduzir custos substituindo seus médicos por mão de obra custeada com dinheiro de Brasília.

Em procedimento chamado internamente de "preparatório", a Procuradoria enviou ofícios requisitando informações ao Ministério da Saúde e aos dois municípios alvejados pela denúncia do sindicato. Confirmada a anomalia, o Ministério Público irá à Justiça.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.