Topo

Josias de Souza

Relator rejeita recurso do presidiário Donadon

Josias de Souza

13/12/2013 16h59

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve rejeitar na semana que vem recurso do deputado-presidiário Natan Donadon contra a recomendação de cassação do seu mandato feita pelo Conselho de Ética. Em parecer entregue nesta sexta-feira (13), o relator do caso, deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), rejeitou os argumentos da defesa.

É a segunda vez que a Câmara aprecia o caso Donadon. Condenado pelo STF em junho a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão, o deputado está recolhido à penitenciária da Papuda. Em agosto, foi à Câmara algemado e de camburão para discursar no plenário contra o primeiro pedido de cassação. Mesmo preso, prevaleceu.

A abertura de um puxadinho da Câmara no xadrez levou o PSB a representar contra a anomalia junto ao Conselho de Ética. Que acolheu o pedido de cassação. Depois que passar pela Comissão de Justiça, a encrenca voltará ao plenário. Dessa vez, a votação será aberta. Algo que tende a reduzir a taxa de desfaçatez da corporação.

A despeito da corrida contra o relógio, o rejulgamento de Donadon ficará para 2014. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pretendia levar o caso ao plenário na quarta-feira (18). Porém, no caminho entre a Comissão de Justiça e o plenário, o regimento interno da Casa exige o intervalo de duas sessões. Vai cair na semana do Natal. E o Congresso já estará a caminho do recesso de final de ano. Os parlamentares só retornam em fevereiro.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.