Relator rejeita recurso do presidiário Donadon
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve rejeitar na semana que vem recurso do deputado-presidiário Natan Donadon contra a recomendação de cassação do seu mandato feita pelo Conselho de Ética. Em parecer entregue nesta sexta-feira (13), o relator do caso, deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), rejeitou os argumentos da defesa.
É a segunda vez que a Câmara aprecia o caso Donadon. Condenado pelo STF em junho a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão, o deputado está recolhido à penitenciária da Papuda. Em agosto, foi à Câmara algemado e de camburão para discursar no plenário contra o primeiro pedido de cassação. Mesmo preso, prevaleceu.
A abertura de um puxadinho da Câmara no xadrez levou o PSB a representar contra a anomalia junto ao Conselho de Ética. Que acolheu o pedido de cassação. Depois que passar pela Comissão de Justiça, a encrenca voltará ao plenário. Dessa vez, a votação será aberta. Algo que tende a reduzir a taxa de desfaçatez da corporação.
A despeito da corrida contra o relógio, o rejulgamento de Donadon ficará para 2014. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pretendia levar o caso ao plenário na quarta-feira (18). Porém, no caminho entre a Comissão de Justiça e o plenário, o regimento interno da Casa exige o intervalo de duas sessões. Vai cair na semana do Natal. E o Congresso já estará a caminho do recesso de final de ano. Os parlamentares só retornam em fevereiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.