Topo

Josias de Souza

PMDB acena com candidatura própria em MG

Josias de Souza

16/12/2013 21h16

O PMDB de Minas Gerais informou que não planeja repetir em âmbito estadual o enredo estrelado por Michel Temer no plano federal. A legenda prefere participar da disputa pelo governo mineiro com um candidato a protagonista a ter de indicar o coadjuvante na chapa encabeçada por Fernando Pimentel, do PT.

"PMDB de Minas se une em torno da candidatura própria", anuncia o título de notícia veiculada nesta segunda-feira (16) no site do diretório mineiro da legenda. O texto traz um resumo de encontro ocorrido na véspera, em Belo Horizonte. Sintomaticamente, participou como convidado de honra o senador paranaense Roberto Requião, hoje um dos mais ácidos críticos da "submissão" do PMDB ao PT e ao governo de Dilma Rousseff.

Num discurso apinhado de reparos à gestão da "tia Dilma", como se refere à presidente, Requião disse que só voou até a capital mineira porque lhe informaram que testemunharia "o renascimento do PMDB" (repare no vídeo). Foi festejado como alternativa presidencial. Olhando ao redor, Requião celebrou o fato de estar ao lado do "futuro governador de Minas Gerais". Citou o ministro Antonio Andrade (Agricultura), o senador Clésio Andrade (réu no processo do mensalão mineiro), e o empresário Josué Gomes, filho do ex-vive-presidente José Alencar.

Se for confirmada a candidatura própria, o PMDB deixará na mão o petista Fernando Pimentel, que planejava trocar a vaga de vice na sua chapa pelo tempo de propaganda na tevê do ex-quase-futuro-parceiro. Amiga de Pimentel dos tempos da luta armada, Dilma aplicara no PMDB mineiro um ministério, o da Agricultura. O investimento está na bica de se revelar uma roubada, como se diz.

"Temos um caminho para seguir, que é a candidatura própria", disse o próprio ministro Antonio Andrade. "[…] O caminho está preparado." Filiado ao PMDB há dois meses, sob as bênçãos de Lula, Josué Gomes entrou no clima: "O Estado precisa de mudanças e este é um tempo de alternância de poder." Alternância em Minas, bem entendido. Em Brasília, o filho de Alencar ainda defende a reeleição de Dilma.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.