Topo

Josias de Souza

Janot é contra a prisão domiciliar de Jefferson

Josias de Souza

19/12/2013 20h36

O procurador-geral da República Rodrigo Janot manifestou-se contra o pedido de prisão domiciliar formulado pela defesa do delator do mensalão, Roberto Jefferson. Em parecer ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, Janot revelou-se convencido de que o condenado terá na cadeia tratamento condizente com suas condições de saúde.

Janot cita no seu texto dados fornecidos pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. As autoridades estaduais asseguraram que não faltará assistência médica a Jefferson.

O ex-deputado do PTB, que se recupera de uma cirurgia oncológica, alegara que segue dieta rigorosa. Inclui, por exemplo, salmão defumado, geleia real e sucos prepados com água de coco. De acordo com Janot, nada impede que Jefferson siga sua dieta e receba na cadeia os medicamentos de que necessita.

Caberá a Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, deliberar sobre o pedido de Hefferson, condenado a 7 anos e 14 dias de cadeia, inicialmente em regime semiaberto. O minsitro não está obrigado a acompanhar a posição do procurador-geral.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.