Topo

Josias de Souza

Barbosa: condenados merecem o ‘ostracismo’

Josias de Souza

27/01/2014 18h06

JoaquimBarbosaSergioLima300João Paulo Cunha disse que, ao sair em férias sem assinar o seu mandato de prisão, o ministro Joaquim Barbosa fez "pirotecnia para ter mais dois minutos de repercussão". Ouvido, o presidente do STF eriçou-se:

"Esse senhor foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal, pelos 11 ministros do STF. Eu não tenho costume de dialogar com réu. Eu não falo com réu", disse Barbosa, ao desembarcar em Londres. "Não faz parte dos meus hábitos, nem dos meus métodos de trabalho ficar de conversinha com réu."

Língua em riste, o ministro alvejou também a imprensa: "Eu acho que a imprensa brasileira presta um grande desserviço ao país ao abrir suas páginas nobres a pessoas condenadas por corrupção. Pessoas condenadas por corrupção devem ficar no ostracismo. Faz parte da pena."

Beleza. Mas João Paulo não teria dado entrevista se estivesse na cadeia. E só não foi preso porque Barbosa se absteve de assinar o mandado. Portanto, cabe observar: o presidente do Supremo presta um grande desserviço ao país ao sair em férias sem cumprir a obrigação de enviar à polícia os papéis necessários à prisão de pessoa condenada por corrupção. Magistrados devem agir com presteza. Faz parte do trabalho.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.