Topo

Josias de Souza

Presidente do PT nacional se queixa de Roseana: 'Nunca fui tão maltratado'

Josias de Souza

27/01/2014 20h31

Em reunião com companheiros de partido, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse ter sido destratado pela governadora maranhense Roseana Sarney, do PMDB. A manifestação foi gravada. Na fita, disponível lá no rodapé, o dirigente petista soa assim: "O caso do Maranhão, eu confesso a vocês que em toda minha vida eu nunca fui tão maltratado, durante quase meia hora, pela governadora do Maranhão."

Reproduzido no site do 'Jornal Pequeno', o desabafo de Rui Falcão teria sido feito num encontro com membros do diretório do PT do Ceará. Ele esteve em Fortaleza há 11 dias, em 16 de janeiro. Insinuou que engoliu os maus-tratos de Roseana para não abrir uma crise com os Sarney. A governadora e o pai dela, o senador José Sarney (PMDB-AP), são aliados do governo Dilma Rousseff. "Claro que eu tenho responsabilidade e não podia dizer publicamente tudo o que eu estava com vontade de dizer", lamentou.

Falcão não revelou quando manteve com Roseana a conversa que lhe ficou atravessada na traqueia. Limitou-se a dizer que a coisa ocorreu antes da crise no sistema prisional maranhense. "Isso [foi] antes do episódio das Pedrinhas", afirmou, numa alusão ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, palco das atrocidades que alçaram o Maranhão às manchetes nacionais.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.