Topo

Josias de Souza

No Rio, PSDB refuga o 'flerte' de Sérgio Cabral

Josias de Souza

28/01/2014 07h17

Em processo de separação do PT, o PMDB de Sérgio Cabral flerta com parceiros alternativos no Rio. Entre eles o PSDB de Aécio Neves, de quem Cabral é amigo. Por ora, o tucanato dá de ombros para os acenos de Cabral. Prefere insistir no projeto Bernardinho a fechar com o vice Luiz Pezão, o preferido do governador.

Em privado, o tucanato menciona duas razões para o olhar enviesado que lança na direção de Cabral. Uma é o receio de que a impopularidade do governador contamine a candidatura presidencial de Aécio no Rio. A outra razão é o temor de ser usado como peça de chantagem de Cabral junto a Lula e Dilma Rousseff.

O PSDB aposta no técnico de vôlei Bernardinho como opção para o governo do Estado por enxergar nele uma novidade capaz de atrair a atenção do eleitor fluminense. O diabo é que, por ora, Bernardinho não se mostrou disposto a trocar a beira das quadras pelo tatame da política. Até FHC participa do cerco.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.