Topo

Josias de Souza

Supersalário: Brasília mora bem longe do Brasil

Josias de Souza

19/02/2014 20h45

O privilégio em Brasília vive em gavetas escuras, percorre escaninhos secretos. Só ganha a calçada das manchetes quando a ética consegue organizar uma tocaia. O que só acontece de raro em raro. Quando se imagina que um fato está consumado, o fato é consumido. No caso dos supersalários do Congresso, a borracha foi acionada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF.

Em decisão provisória, o ministro restituiu a permanente vocação da burocracia para violar a lei. Reza a Constituição que nenhum servidor pode receber mais do que um ministro do Supremo (R$ 29,4 mil). A despeito disso, há na Câmara e no Senado 2.365 funcionários recebendo acima do teto. Alguns muito acima, pra lá de R$ 60 mil.

O problema é a distância que separa essa Brasília dos supersalários do Brasil, um país lá longe, onde sobra cada vez mais mês no fim dos microsalários. Para os frequentadores dos prédios monumentais de Niemeyer o resto do país é um estorvo. Saúde falida? Educação precária? Não é com eles!

Essa turma ainda não se deu conta, mas já há bastante Brasil ao redor de Brasília. A Capital com cara de maquete está rodeada de vida, e às vezes até de caos. A criminalidade é alta, a qualidade de vida é baixa. As reclamações começam a vencer a distância que separa o país da cidade da indiferença. Elas ainda não penetraram o concreto das cúpulas do Congresso. Porém, convém notar: entre o riso e a lágrima há apenas o nariz. E a atmosfera já anda muito malcheirosa.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.