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Josias de Souza

Cartel de trens atuou também na seara federal

Josias de Souza

14/03/2014 06h36

Estava escrito nas estrelas: empresas acusadas de formar cartel para fraudar licitações de trens realizadas pelos governos de São Paulo e Brasília agiram também em concorrências de duas estatais federais: a CBTU e a Trensurb, ambas vinculadas ao Ministério das Cidades, um feudo confiado por Dilma Rousseff ao PP.

Papeis colecionados pelo Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, apontam indícios de fraude em pelo menos duas concorrências federais. Numa, compraram-se dez trens para a cidade de Belo Horizonte por R$ 172 milhões. A Alstom beliscou 7% e a empresa CAF, 93%. Noutra, adquiriram-se 15 trens para Porto Alegre por R$ 243 milhões. Dessa vez, a Alstom mordeu 93% e a A CAF, 7%.

A Alstom negou que haja mutreta nas licitações. A CAF silenciou. A Trensurb diz desconhecer a existência de fraudes. A CBTU não disse nada. A Polícia Federal e o Ministério Público tentam acomodar as coisas em pratos asseados. De concreto, por ora, apenas a impressão de que a ética não deve ser o principal mote da eleição de 2014. Matéria prima não falta. Mas quem vai atirar a primeira pedra?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.