Topo

Josias de Souza

Líder tucano pede à Petrobras cópia de documentos sobre compra de refinaria

Josias de Souza

21/03/2014 17h09

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), requisitou à Petrobras cópia da íntegra do processo administrativo que resultou na compra da refinaria de Pasadena, no Estado americano do Texas. Ele se valeu-se da Lei de Acesso à Informação, que fixa um prazo de 20 dias —prorrogáveis por mais dez— para que a estatal responda.

O pedido de Aloysio Nunes incluiu o "resumo executivo" no qual o então diretor Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, recomendou a compra da refinaria americana. Trata-se do documento que Dilma Rousseff tachou de "falho". Segundo Dilma, o texto omitia cláusulas que, "se conhecidas, seguramente não seriam aprovadas pelo Conselho" da Petrobras, presidido por ela na ocasião.

"Ao dizer que o Conselho de Administração da Petrobras decidiu comprar Pasadena com base em informações frágeis, Dilma Rousseff desmerece um dos maiores ativos da empresa: a excelência de seu corpo técnico", disse o líder tucano.

Não é usual que parlamentares peçam informações diretamente a estatais ou órgãos públicos. Deputados e senadores dispõem da prerrogativa constitucional de encaminhar requerimentos de informações a ministros. Eles têm 30 dias para responder. Mas esse prazo não costuma ser respeitado.

Aloysio Nunes achou melhor tomar os dois caminhos. Além do atalho oferecido pela Lei de Acesso à Informação, encaminhou um requerimento de informações ao senador licenciado Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, a pasta que carrega a Petrobras no seu organograma.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.