Topo

Josias de Souza

MP denuncia 30 executivos por cartel de trens

Josias de Souza

25/03/2014 16h21

DivulgaçãoO Ministério Público de São Paulo denunciou 30 executivos de 12 empresas pelos crimes de formação de cartel e fraude em licitações de trens e do metrô em São Paulo. De acordo com a denúncia foram fraudadas cinco licitações entre 1998 e 2008, nos governos de Mario Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, todos do PSDB.

Essas licitações resultaram na assinatura de 11 contratos. Somam R$ 2,8 bilhões, em valores da época. Na conta da promotoria, houve superfaturamento de 30%. Coisa de R$ 850 milhões. Foram denunciados executivos da Siemens (12), Alstom (3), CAF (1), Bombardier (2), T'Trans (3), Mitsui (1), MGE (2), Temoinsa (2), Tejiofran (1), Balfour Beatty (1), Hyundai-Rotem (1) e Daimler-Chrysler (1). A plateia se pergunta: e quanto aos políticos e servidores que receberam propinas, quando serão denunciados?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.