Topo

Josias de Souza

Campos diz que não vai ‘passar a mão na cabeça’ de Dilma e acentua críticas

Josias de Souza

30/03/2014 19h22

A poucos dias de trocar o governo de Pernambuco pelo palanque presidencial, Eduardo Campos aproveitou o final de semana para realizar um périplo por municípios do interior do seu Estado. Em Afogados de Ingazeira, a cerca de 385 km de Recife, ele falou a emissoras de rádio. Deu-se neste sábado (29). Campos espinafrou Dilma Rousseff. Elogiou Lula e FHC. E vacinou-se contra o boato de que poderia tramar contra o Bolsa Família se virasse presidente.

Indagado sobre as estocadas que vem desferindo em Dilma, Campos disse ter "respeito" por ela. Mas julga-se no "direito de discordar". E não planeja maneirar: "Temos problemas. Por mais que a gente respeite ela, por mais que a gente goste de muita gente que está junto com ela, a gente não pode passar a mão na cabeça. A gente tem que tomar conta do Brasil, tomar conta das conquistas."

Campos disse ter votado em Dilma para que ela melhorasse o país. Acha que ocorreu o contrário. "Ela teve toda liberdade, todo o apoio da imprensa, apoio da classe política, apoio do próprio presidente Lula. E a gente viu a economia desacelerar, a inflação de alimentos aumentar. Quem é assalariado sabe que, hoje, o dinheiro está dando para menos coisa do que dava ontem."

Expressando-se na língua simples do sertanejo, Campos prosseguiu: "Os brasileiros se endividaram demais da conta. Hoje, o dinheiro mal dá para pagar a fieira de empréstimo, uma fieira de prestação, um bocado de coisa que tem que fechar as contas. E a gente viu: inflação pra cima, crescimento pra baixo, juros pra cima."

Na visão de Campos, Dilma tornou-se uma espécie de Midas ao contrário. Mexeu "numa série de setores. E começou a dar problema". Foi assim na Petrobras, no setor elétrico "e outros setores". Como consequência, disse o ex-aliado do petismo, o Brasil desenvolveu um desejo novo, "o desejo de fazer a mudança".

Campos lembrou que, em 2010, quando Dilma se elegeu, "de cada cem brasileiros 77 queriam continuidade". Em 2014, houve uma virada. "Hoje, no Brasil, de cada cem brasileiros, entre 67 e 73 querem mudança." Confiante, o ainda governador pernambucano disse que terá "uma vitória no plano estadual e no plano nacional". O neo-adversário de Dilma diz que não disputa por disputar. Se cultivasse um projeto meramente "pessoal", dispunha de três alternativas "mais tranquilas".

Poderia concluir o mandato de governador, candidatar-se a senador ou aceitar o "convite" que lhe fizeram Lula e o PT para que aguardasse até 2018 para disputar o Planalto. Resolveu entrar na briga agora porque não obteve resposta para uma pergunta singela: eles diziam que "o Eduardo é bom para 18. O que eles não conseguiram responder é: por que é bom para 18 e não é bom para 14? A única coisa que eles não conseguiram responder é isso."

Campos disse que vai às urnas agora por estar preocupado com o risco de retrocesso. "O Brasil vinha melhorando", disse. Destoando do PT, atribuiu a cada César, o do PSDB e o do PT, aquilo que lhe é de direito. "Fiz oposição ao presidente Fernando Henrique. Mas eu não posso abusar da inteligência alheia e deixar de reconhecer que ter posto fim à inflação lá atrás, no Real, foi uma coisa boa para o Brasil."

Prosseguiu: o controle da inflação "foi bom pro Brasil. Não é porque eu não fiz parte do governo do homem que eu tenho que dizer que foi tudo ruim. Não existe isso. Como nós vimos muitas pessoas do lado de Fernando Henrique que reconhecem que o presidente Lula fez muita coisa pelo Brasil." Quanto a Dilma, Campos acha que ela não deu conta da tarefa de "botar o país dali para melhor."

No dizer de Campos, todos sabem, inclusive Lula e o PT, "os riscos" que o Brasil corre hoje. Como assim? "Todo mundo sabe o que é que está sendo adiado para depois da eleição. Agora mesmo fizeram um movimento para adiar o aumento da energia elétrica para depois da eleição —quase 30%, nas barbas de todo mundo. Tiraram um empréstimo e rolaram o negócio pra depois da eleição."

Ele insinuou que Dilma não se porta com decência. "Tem uma série de situações que precisam da nossa atitude. Atitude serena de oferecer ao povo um caminho novo, um jeito de fazer as coisas com decência, com respeito. Eu acho que isso é o que a sociedade defende."

Sem mencionar o nome de Aécio Neves, Campos esboçou um enfrentamento que terá de fazer em algum momento. À sua maneira, o presidenciável do PSB apresentou-se como uma pessoa mais talhada para conduzir as mudanças do que o candidato tucano.

"A gente às vezes pode mudar pra pior ou pode mudar pra melhor. Você pode mudar pra uma casa melhor. Mas você pode mudar também pra uma casa pior. Nós queremos mudar pra melhor. Mudar pra melhor é preservar os acertos que aconteceram e poder olhar os erros com humildade. É claro que houve erros. Você viu o povo brasileiro indo às ruas, como foi no ano passado. E foi por quê? Porque o povo brasileiro começou a sentir que as coisas não melhoraram."

Para governar Pernambuco, Campos coligou-se basicamente com legendas que, em Brasília, dão suporte congressual a Dilma. A despeito disso, ele sustenta que a primeira coisa que precisa mudar "é a política". Referiu-se à formação do blocão partidário que impôs derrotas a Dilma no Congresso como um "cerco que deram na presidente."

Caprichando no sertanês, a língua dos seus conterrâneos mais humildes, Campos descreveu a cena: "Quem domina tudo lá em Brasília é a política. […] Você sabe, todo mundo sabe, quem olha Brasília de longe não se reconhece lá. É um outro mundo, as pessoas falam uma outra língua."

Para chegar a Dilma, Campos engatou uma segunda: "Enquanto a gente tá vendo aqui o povo ralando pra pagar as contas, lutando com um bocado de coisa, a gente aqui saindo de uma seca que ainda está presente nas marcas da destruição da base da economia rural, a reforma agrária desacelerou no governo da presidenta Dilma."

Campos engatou uma terceira marcha: "As obras estratégicas, como a Transnordestina, nós vimos: teve 8 mil funcionários. E foi a zero. Ou seja: nós temos problemas." Esqueceu de realçar outra obra que é cara ao nordestino e também caminha a passos de tartaruga paraplégica: a transposição das águas do Rio São Francisco. Campos talvez tenha silenciado sobre esse empreendimento porque o fiasco traz as digitais de Fernando Bezerra, o apadrinhado que ele mantinha no Ministério da Integração Nacional até setembro do ano passado, quando desembarcou do governo Dilma.

Atento ao perfil dos ouvintes das emissoras de rádio que o entrevistavam, Campos aproveitou para vacinar-se contra um veneno que o PT costuma inocular nas candidaturas de todos os que ousam desafiar os seus interesses. "Ninguém nesse país —eu desafio quem tenha coragem— vai mexer no Bolsa Família. […] O que nós temos que fazer é garantir que todo mundo receba o Bolsa Família, porque tem milhares e milhares de brasileiros precisando sem receber."

De novo, Campos distribuiu os méritos entre os césares: "O Bolsa Família foi uma conquista importante da democracia brasileira. Foi uma evolução de um programa criado pelo presidente Fernando Henrique, que o Lula melhorou. No tempo do Fernando Henrique tinha o Bolsa Gás, o Bolsa Escola… Era para menos gente. O Lula, em vez de desmanchar, aproveitou o alicerce e fez a casa ainda maior."

Campos abriu um parêntese para mencionar o "sonho de que as filhas do Bolsa Família de hoje tenham escola de qualidade para poder ir bem longe nos estudos, ter condições de botar seu próprio negócio, e não ser as mães do Bolsa Família de amanhã." Fechou os parênteses.

E emendou: "Mas enquanto tiver uma mãe precisando do Bolsa Família pra adquirir os mantimentos dentro de casa, […] o país tem que tirar dos ricos e botar no Bolsa Família. Esse é um dever do Brasil com os pobres". Para enfatizar a imutabilidade do programa, Campos comparou-o a outro direito consagrado: "Quando Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, teve muita gente contra. Mas isso virou um direito. […] E ninguém mais mexeu com o salário mínimo, é um direito do trabalhador."

Campos deixará o governo pernambucano na próxima sexta-feira (4). Dali a dez dias, formalizará sua parceria com Marina Silva, recepcionando-a, finalmente, na segunda posição da chapa. Marina vai virar candidata a vice num ato político que acontecerá em Brasília, a cidade que "fala uma outra língua".

Serviço: pressionando aqui, você chega ao áudio do trecho mais relevante das declarações que Eduardo Campos fez em Afogados de Ingazeira.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.