Topo

Josias de Souza

Economia: Dilma critica ‘julgamento apressado’

Josias de Souza

30/03/2014 07h01

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma Rousseff discursou para uma plateia de investidores neste sábado. Deu-se na abertura da reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que acontece num resort elegante da Bahia. Insinuou que seus críticos fabricam tempestades para atrapalhar sua bonança.

"Não nos abalaremos com julgamentos apressados e com conclusões precipitadas que a realidade desmentirá", disse Dilma. "Em economia, a realidade dos fatos sempre se impõe." Para ela, há um quê de oportunismo eleitoral no ar: "Em alguns momentos, interesses políticos podem obscurecer a visão dos fatos", Dilma acrescentou, antes de informar que seu governo "continuará a agir para manter o país no rumo certo". Beleza.

Agora, só falta definir o que é o "rumo certo", para orientar melhor o debate. Afinal, "rumo certo" é o que leva ao lucro extraordinário dos bancos ou ao contacheque mixuruca da "nova classe média"? O "certo" é aquela Standard & Poor's que concedeu o 'grau de investimento' ao Brasil de Lula ou é essa S & P que acaba de rebaixar a nota do Brasil de Dilma de 'BBB' para 'BBB-'?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.