Topo

Josias de Souza

Governo administra combustíveis com a barriga

Josias de Souza

10/04/2014 06h40

Antonio Cruz/ABr

A má notícia sobre a inflação de março (bateu em 0,92%) levou o ministro Guido Mantega admitir: em algum momento de 2014 a taxa acumulada de 12 meses deve furar o teto da meta do governo, que é de 6,5%. O grande receio é o de que o índice suba no telhado perto do dia da eleição. Nesse cenário, o governo cogita manter a tática de "barrigar" para 2015 o reajuste dos combustíveis. Aos pouquinhos, a barriga vai se transformando na principal ferramenta da política econômica.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.