Topo

Josias de Souza

André Vargas retornará à Câmara em dez dias

Josias de Souza

11/04/2014 03h42

Sérgio Lima/Folha

Menos de uma semana depois de pedir licença da Câmara por 60 dias, o deputado André Vargas (PT-PR) decidiu reassumir o mandato. Prepara o retorno para o próximo dia 21, logo depois da Páscoa. Confirmando-se essa data, a licença vai durar escassos 14 dias. O movimento contraria a vontade da direção do PT. O partido gostaria que Vargas renunciasse e fosse cuidar de sua defesa.

Em privado, André Vargas recorda que o STF, instância que terá de decidir se abre ou não inquérito contra ele, ainda não se pronunciou. Por ora, precisa se defender apenas no Conselho de Ética da Câmara, onde já responde a processo por quebra de decoro parlamentar. Daí, segundo o deputado, sua decisão de retomar o mandato. Prepara um memorial com a sua versão sobre o envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Vai de deputado em deputado para entregar o documento.

André Vargas está em São Paulo. Vai se encontrar, nesta sexta-feira (11), com os três dirigentes petistas designados pela Executiva para colher seu depoimento. O encontro foi pedido pelo próprio deputado, que estava incomodado com a perspectiva de o PT tratar do seu caso sem ao menos ouvi-lo. Com isso, o partido adiou o envio da encrenca à sua comissão de ética. Dependendo do desfecho, André Vargas pode ser advertido, suspenso ou, no limite, expulso da legenda.

Na noite passada, em conversa que entrou pela madrugada desta sexta-feira, André Vargas trocou ideias com o colega Cândido Vaccarezza (PT-SP). Procurado pelo blog, Vaccarezza confirmou a intenção do amigo de retomar o mandato parlamentar. Apoiou a iniciativa.

"A presença dele na Câmara era um problema quando ele era vice-presidente da Casa", disse Vaccarezza. "Nessa função, ele estava acima da comissão que o está investigando. Mas o André Vargas já abriu mão do cargo. É um deputado como outro qualquer. Acho perfeitamente razoável que ele retorne para explicar os fatos aos deputados."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.