Topo

Josias de Souza

Irritados e indecisos ‘empatam’ com Dilma: 37%

Josias de Souza

17/04/2014 20h59

Nelson Rodrigues escreveu que "a multidão tem algo de fluvial no seu lerdo escoamento." As últimas pesquisas eleitorais revelam: 1) a multidão que compõe o eleitorado brasileiro escoa rumo à mudança. 2) por ora, Aécio Neves e Eduardo Campos não ganham o prestígio que Dilma Rousseff perde.

Pois bem. O Ibope acaba de tirar um novo retrato da multidão. Exibe uma cena muito parecida com a de outras fotos: Dilma cai, mas seus antagonistas ainda não ameaçam sua reeleição. Nesse contexto, o dado mais importante não é o pedaço da multidão de cabeça feita, mas o naco do eleitorado que ainda não definiu em quem irá votar.

Somando-se os 13% que dizem não saber em quem votar aos 24% que manifestam a intenção de anular o voto ou votar em branco, chega-se a uma multidão expressiva: 37% do eleitorado. Trata-se de um percentual idêntico à taxa de intenção de voto que o Ibope atribui a Dilma (37%), bem acima da soma dos índices amealhados por Aécio (16%) e Campos (6%).

Repetindo: se os 37% de eleitores insatisfeitos ou indecicisos resolvessem apoiar José das Couves, esse presidenciável fictício entraria na briga empatado com a ainda favorita Dilma Rousseff. No seu movimento fluvial, os eleitores do candidato das Couves escoam rumo ao desalento com a política. Essa turma informa que, a seis meses da eleição, não se sente representada por nenhum dos candidatos de carne e osso à disposição. Triste.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.