Topo

Josias de Souza

Manobra adia decisão sobre Vargas na Câmara

Josias de Souza

22/04/2014 18h56

 

Uma manobra impediu o Conselho de Ética da Câmara de votar o parecer preliminar do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), relator do processo que corre contra André Vargas (PT-PR). A pedido do próprio acusado, o companheiro contra José Geraldo (PT-BA) pediu tempo para analisar o papelório. Coisa prevista no regimento. O conselho volta a se reunir em uma semana.

Em conversa com os repórteres, José Geraldo por que André Vargas lhe pediu para levar o pé à porta. "Talvez ele renuncie", disse o companheiro. "Está analisando o que vai fazer da vida e com mais uma semana vai tomar a decisão dele." Esforço inútil. Conforme noticiado aqui, a renúncia já não tem o condão de interromper o processo que pode levar à cassação do mandato de Vargas.

O relator Júlio Delgado foi criticado durante a sessão por ter antecipado em entrevistas posições contrárias a André Vargas. Tentou negar o pré-julgamento. Não convenceu. Se até o PT quer ver pelas costas o deputado que se enroscou com o doleiro Alberto Yossef, imagine-se o que o deputado Delgado reserva para ele!

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.