Topo

Josias de Souza

Mercado projeta inflação acima do teto da meta

Josias de Souza

22/04/2014 15h53

Pesquisa feita pelo Banco Central junto a uma centena de instituições financeiras indica uma deterioração das expectativas. Pela sétima semana consecutiva, as previsões para o comportamento da inflação apontam para o alto. Com um detalhe: já se dá de barato que o índice vai ultrapassar o teto da meta oficial em 2014.

Dessa vez, a mediana das projeções para o IPCA foi de 6,47% para 6,51%. A meta de inflaç!ão do governo é de 4,5%, com dois potos de tolerância para baixo ou para cima. A previsão está, portanto, ligeiramente acima do pé-direito.

Quando consideradas apenas as cinco instituições que mais acertam as previsões, o pessimismo é maior. Nesse grupo, a mediana foi de 6,49% para 6,59%. A despeito disso, o mercado não alterou suas expectativas em relação à taxa de juros, hoje ficada em 11% ao ano. Estima-se que chegará a 11,25% ao final de 2014 e 13% em 2015.

Os humores azedam contra um pano de fundo marcado pela volatilidade de um ano eleitoral. Conforme já comentado aqui, a candidata à reeleição Dilma Rousseff chega ao final do mandato governando com uma parte do corpo que joga os problemas para o futuro: a barriga.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.