Topo

Josias de Souza

Em SP, Rede decide não apoiar França, do PSB

Josias de Souza

24/04/2014 06h54

Abrigada no PSB enquanto não obtém o registro da Justiça Eleitoral, a Rede de Marina Silva realiza neste sábado (26) uma "convenção estadual" para selecionar os candidatos que irá apoiar em São Paulo. Para o governo do Estado, a agremiação trabalha com uma lista de pelo menos oito nomes. A relação não inclui o presidente do PSB paulista, o deputado federal Márcio França.

"Não estamos vetando o Márcio, mas ele não está no rol de nomes que nós apoiaríamos para o governo do Estado", disse ao repórter, na noite passada, o porta-voz da Rede em São Paulo, Célio Turino. Ele acabara de participar de reunião com Marina Silva e cerca de 150 filiados da Rede em São Paulo. Nesse encontro, solidificou-se a decisão da Rede de apoiar no Estado uma "alternativa própria", descartando a hipótese de uma aliança com o governador tucano Geraldo Alckmin, candidato à reeleição.

Nas últimas semanas, a Rede promoveu debates dos seus filiados com as pessoas que eles admitem apoiar na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. O porta-voz Turino citou oito nomes: Luiza Erundina (PSB), Pedro Dallari (PSB), Walter Feldmann (Rede-PSB), Mateus Prado (Rede-PSB), Gilberto Natalini (PV), Vladimir Safatle (PSOL), Ricardo Young (PPS) e Eduardo Jorge (PV). Entre todas as opções a que mais empolga a militância da Rede é Luíza Erundina. Mas ela ainda não demonstrou disposição para concorrer.

Eduardo Jorge, outro nome que agrada à Rede, já estrelou comerciais televisivos do PV como presidenciável da legenda. Mas Turino, o porta-voz da Rede, deu a entender que Marina e Eduardo Campos gostariam de atrair o PV para a coligação nacional. Nessa hipótese, Eduardo Jorge disputaria o governo paulista, não o Planalto.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.