Topo

Josias de Souza

Juiz federal quebra sigilo bancário da Petrobras

Josias de Souza

08/05/2014 18h42

Num instante em que vários políticos afirmam que é preciso acabar com a roubalheira, a Justiça se prepara para demonstrar que muitos deles talvez precisem mesmo é de interrogatório. Nesta quinta-feira (8), o juiz federal do Paraná Sergio Moro, que preside o inquérito da Operação Lava Jato, quebrou o sigilo bancário das operações da Petrobras com empresas contratadas para erigir a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

O magistrado determinou à Petrobras que entregue em 20 dias os dados sobre transferências bancárias feitas entre janeiro de 2009 e dezembro de 2013 para o consórcio formado pelas empresas Camargo Corrêa e Sanko-Sider. A Polícia Federal suspeita que a Sanko-Sider transferia para políticos, por baixo da mesa, parte do dinheiro recebido da estatal.

Quebraram-se também os sigilos bancários de Paulo Roberto Costa (foto), ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, de uma empresa dele e de seus familiares. Preso no Paraná, Paulo Roberto —ou Paulinho, como Lula preferia chamá-lo— foi àlcado à diretoria da estatal sob apadrinhamento do ex-líder mensaleiro do PP, José Janene, já morto. Depois, foi abraçado por um condomínio de partidos que incluía, além do PP, o PMDB e o PT.

O juiz Sergio Moro determinou a quebra dos sigilos a pedido do Ministério Público Federal. O avanço das apurações faz tremer os alicerces do Congresso.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.