Topo

Josias de Souza

Barbosa nega pedido de trabalho a José Dirceu

Josias de Souza

09/05/2014 16h30

FolhaAinda não foi dessa vez. O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF e relator do mensalão, negou o pedido de José Dirceu para trabalhar fora do presídio da Papuda durante o dia. O condenado tem proposta de trabalho da banca de advocacia de José Gerardo Grossi. Receberia R$ 2,1 mil por mês para organizar a bilbioteca do escritório.

Sentenciado a uma cana de menos de 8 anos (7 anos e 11 meses), Dirceu tem, em tese, o direito de requerer o trabalho externo. Dspois do expediente, passaria a noite no xadrez. O Supremo ainda não divulgou as razões do indeferimento. Por ora, pode-se intuir o seguinte: Dirceu acha que é a maravilha que pretende vir a ser se lhe for concedido o benefício. E Barbosa acha que o preso talvez seja pior do que já foi.

– Atualização feita às 6h14 deste sábado (10): Barbosa considerou o pedido de Dirceu "incompatível". Especialistas acha que o ministro foi "duro demais". A defesa de Dirceu sustenta que houve "equívoco".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.