Topo

Josias de Souza

Aécio e Campos se desentendem em MG e PE

Josias de Souza

10/05/2014 18h33

Bruno Araújo, presidente do PSDB de Pernambuco: 'Pau que dá em Chico dá em Francisco'

Aécio Neves e Eduardo Campos começam a se desentender onde pareciam mais afinados. Eles haviam combinado que um apoiaria o candidato do outro aos governos de seus respectivos Estados. Súbito, Campos passou a considerar a hipótese de lançar um nome próprio em Minas Gerais. E o PSDB ameaça fazer o mesmo em Pernambuco.

"Pau que dá em Chico dá em Francisco", disse, neste sábado (10), o deputado federal Bruno Araújo, presidente do PSDB de Pernambuco e vice-presidente nacional da legenda. "A convenção do PSDB no Estado será realizada na data limite estabelecida pela lei eleitoral. Queremos acompanhar o cumprimento dos acordos nacionais entre o PSDB e PSB, de modo específico entre Minas e Pernambuco."

O desacerto entre os dois principais representantes da oposição na disputa presidencial cresce na proporção direta da elevação da distância que os separa nas pesquisas. Em desvantagem numérica, Campos se esforça para demonstrar que não é um genérico de Aécio.

Chama-se Pimenta da Veiga o candidato de Aécio ao governo mineiro. Campos cogita lançar contra ele o deputado federal Júlio Delgado, do PSB. Paulo Câmara é o nome do 'poste' que Campos tenta transformar em governador de Pernambuco. Para um eventual duelo contra Câmara, Aécio dispõe do deputado estadual Daniel Coelho, um neotucano verde, egresso do PV, que se revelou bastante competitivo nas eleições municipais de 2012.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.