Topo

Josias de Souza

Lula enaltece Dilma como se ela fosse ‘zero km’

Josias de Souza

12/05/2014 19h30

Lula vendeu Dilma Rousseff como supergerente. Colou. Porém, com três anos, quatro meses e 12 dias de rodagem, Dilma já não é aquela presidente zero km de 2010. O Datafolha informa que 74% dos eleitores estão insatisfeitos com alguma coisa. Mas Lula continua vendendo Dilma como se ela não fosse uma gestora de segunda mão. Acha que nada lhe tira a reeleição, nem mesmo um infortúnio na Copa.

"Eu, sinceramente, não acho que a Copa do Mundo tem influência para qualquer que seja o candidato, perca o Brasil ou ganhe o Brasil. Não é possível imaginar que o povo não tenha nenhuma inteligência e vá decidir o resultado em cima de um jogo de futebol. Eu acho que a Dilma vai ganhar as eleições porque é a candidata mais preparada, com as melhores propostas para o segundo mandato, e todo mundo sabe que ela tem uma experiência extraordinária em governar o Brasil."

Como se vê, ao menos em público Lula continua enxergando em Dilma a gerente mais fabulosa que ele já viu. Natural. No dia em que admitir o contrário, terá uma enorme decepção consigo mesmo. Descobrirá que também está sujeito à condição humana. Até lá, convém não anunciar nenhum carro usado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.