Topo

Josias de Souza

Justiça eleitoral suspende caravanas de Padilha

Josias de Souza

02/06/2014 17h17

O juiz Mathias Coltro, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, ordenou a suspensão das caravanas que o PT vinha realizando em cidades do interior do Estado, para promover seu candidato a governador, Alexandre Padilha. O magistrado deferiu um pedido de liminar feito pelo procurador regional eleitoral André de Carvalho Ramos.

Em representação protocolada na semana passada, André Ramos sustentara que as caravanas de Padilha, eventos públicos, abertos inclusive a não-filiados do PT, constituem propaganda eleitoral. Algo que está proibido pela legislação até o dia 5 de julho. O juiz do TRE deu razão ao procurador. Daí a concessão da liminar.

A Procuradoria Eleitoral solicitara também a imposição de uma multa de R$ 750 mil a Padilha e ao PT. Anexou à representação gravações em audio e vídeo das caravanas do candidato petista. Esse pedido será julgado pelo TRE. Não há prazo para que o jugamento ocorra.

Em nota, o presidente do diretório paulista do PT, Emídio de Souza, informou que ainda não foi notificado da decisão do juiz Mathias Coltro. Desde logo, afirma que vai recorrer. Emídio sustenta que a caravana petista vem sendo realizada "estritamente dentro do que prevê a Lei Eleitoral."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.