Topo

Josias de Souza

Aécio:‘Me deem o Rio que eu dou a Presidência’

Josias de Souza

05/06/2014 18h17

Como previsto, o presidenciável tucano almoçou nesta quinta (5) com a dissidência do PMDB fluminense e os partidos que endossam o autoproclamado movimento 'Aezão'. O grupo apoia Aécio Neves para o Planalto e Luiz Fernando Pezão para o Palácio das Laranjeiras. A coisa aconteceu numa churrascaria. Cerca de mil políticos espremeram-se num salão com capacidade para 850 pessoas.

Ao discursar, Aécio evitou mencionar o nome de Pezão. O PMDB ambiciona uma aliança formal com o PSDB. Mas o tucanato ainda tem arestas a ajustar com o candidato do DEM ao governo do Rio, Cesar Maia. Aécio elogiou a UPP, principal logomarca da gestão da dupla Sérgio Cabral–Luiz Pezão.

Embora a iniciativa seja estadual, Aécio prometeu nacionalizar as unidades de polícia pacificadora. "Na segurança pública, a omissão do governo federal é quase criminosa. O modelo de UPP será levado para todas as regiões metropolitanas. Vamos aprimorar."

No final do pronunciamento, Aécio propos aos presentes, por assim dizer, uma troca: "Me deem a vitória no Rio de Janeiro que eu darei a vocês a Presidência da República com dignidade, com trabalho e com responsabilidade." Ouvido, Pezão reafirmou seu apoio a Dilma. Mas soou como se estimulasse a dissidência.

"Temos outros partidos, como o Solidariedade, que está com o Aécio Neves. Tem aqui o PSD do Rio que está com ele. Tem outro candidato, o pastor Everaldo, que está dentro da nossa coligação com PSC. Esse movimento vai existir. O Aécio sabe do meu pensamento. Admiro muito o senador. É um grande candidato e vai dar trabalho, mas quero reafirmar que estou com a presidenta Dilma." Haja coerência!

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.