Topo

Josias de Souza

PSB aprova aliança com Alckmin em São Paulo

Josias de Souza

06/06/2014 17h11

Como previsto, o diretório paulista do PSB, partido de Eduardo Campos, aprovou nesta sexta-feira, por unanimidade, a aliança com o governador tucano Geraldo Alckmin, do PSDB de Aécio Neves. A decisão contraria posição de Marina Silva. Ela defendia que o PSB lançasse um candidato próprio ao governo de São Paulo.

Presidente do PSB de São Paulo e preferido da legenda para ser o vice na chapa reeleitoral de Alckmin, o deputado Márcio França traduziu a encrenca em números. O PSB possui no Estado 200 mil filiados, ele contabilizou. A Rede, grupo liderado por Marina, tem cerca de 100 pessoas.

Prefeito de Campinas e vice-presidente do PSB paulista, Jonas Donizette lembrou que o partido oferecera à Rede a alternativa de uma candidatura própria encabeçada por Márcio França. Mas o nome foi refugado pelo grupo de Marina. De resto, Jonas realçou que a aliança com Alckmin favorece o projeto federal do PSB.

"Aécio já é o nosso adversário. A tendência é o debate entre Eduardo Campos e Aécio Neves recrudescer. Não podemos deixar Alckmin e Aécio sozinhos num colégio eleitoral tão importante quanto São Paulo."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.