Topo

Josias de Souza

Rede de Marina critica apoio do PSB a Alckmin

Josias de Souza

07/06/2014 06h33

DivulgaçãoA seção paulista da Rede Sustentabilidade condenou, por meio de nota, a decisão do PSB de apoiar a recandidatura do governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ou seja: o grupo de Marina Silva tomou distância do partido de Eduardo Campos no maior colégio eleitoral do país.

No texto, a Rede diz ter acompanhado "pela imprensa a consolidação do apoio do PSB à candidatura de Geraldo Alckmin". Anota que sua aliança com o PSB é "programática e temporária". E recorda que a parceria só ocorreu porque o TSE negou à Rede, no ano passado, o registro de nascimento.

"Isso fez com que vários pré-candidatos da Rede se filiassem no PSB, para poderem concorrer ao pleito" de 2014, escreveram os porta-vozes paulistas do movimento liderado por Marina. Na sequência, o documento insinua que a decisão do PSB representa uma quebra de compromisso.

"O PSB local parece tomar rumo diverso, a despeito de todos os esforços e opções oferecidas pela Rede no sentido de construir uma candidatura própria", diz a nota, antes de informar que "o diretório estadual da Rede deve se reunir na próxima semana para definir seu posicionamento no novo cenário."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.