Topo

Josias de Souza

Foster: ‘Suspeitas nos deixam envergonhados’

Josias de Souza

11/06/2014 19h00

Eilson Dias/ABrA presidente da Petrobras, Graça Foster, prestava depoimento à CPI mista da Petrobras no instante em que a Polícia Federal prendeu o ex-diretor Paulo Roberto Costa pela segunda vez. Ela respondia a perguntas do relator da comissão, deputado Marco Maia (PT-RS).

A certa altura, Maia instou a depoente a falar sobre a constatação da PF e da Procuradoria de que Paulo Roberto integrava uma organização criminosa que agiu na Petrobras, fraudando contratos. Graça disse que, em relação à Operação Lava Jato, só sabe o que saiu na imprensa. "Ficamos, só com a suspeita, envergonhados", enfatizou.

Solto no mês passado após passar 59 dias na cadeia, Paulo Roberto foi à garra novamente Rio de Janeiro. A ordem de prisão foi expedida pelo juiz federal sérgio Moro. Para ele, havia o risco de fuga. Descobriu-se que o ex-diretor da Petrobras mantém em contas na Suíça US$ 23 milhões, já bloqueados. Ele dizia não ter contas no exterior.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.