Topo

Josias de Souza

PSB representa contra Dilma na Justiça Eleitoral

Josias de Souza

12/06/2014 03h10

O PSB, partido do presidenciável Eduardo Campos, protocolou uma representação contra Dilma Rousseff no TSE. Acusa a presidente de utilizar o pronunciamento levado ao ar na noite de terça-feira, em rede nacional de rádio e tevê, para fazer propaganda eleitoral vedada por lei e atacar seus antagonistas.

Subscrita pelos advogados Ricardo Penteado e Gabriela Rollemberg, a petição reproduz trechos do pronunciamento de Dilma. Entre eles o seguinte: "No jogo que começa agora, os pessimistas já entram perdendo. Foram derrotados pela capacidade de trabalho e a determinação do povo brasileiro, que não desiste nunca".

Para o PSB, ficou demonstrado que o discurso de Dilma não foi "uma mera prestação de contas de realizações administrativas para a Copa". Tratou-se "de verdadeiro libelo de defesa do governo e, sobretudo, de ataque àqueles que ousaram desferir críticas aos desperdícios e descontroles
com as obras mal feitas ou inacabadas."

O partido acusa Dilma de desviar recursos públicos "para a realização de uma propaganda política absolutamente imprópria" num ano em que ela disputa a reeleição. O partido pede que o TSE condene a presidente a pagar, "em valor máximo", a multa prevista na Lei Eleitoral para os casos de propaganda ilegal. Coisa de R$ 25 mil. Não há prazo para o julgamento.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.