Topo

Josias de Souza

Barbosa respira sem mensalão e já pode ter alta

Josias de Souza

17/06/2014 14h48

Luís Roberto Barroso é novo relator do mensalão: o ponto começa a se aproximar da curva

Prestes a ter alta do STF, Joaquim Barbosa deixou nesta terça-feira a relatoria do processo do mensalão. Desconectou-se da execução das penas dos mensaleiros condenados. E passa bem. O novo relator é Luís Roberto Barroso.

Cúmulo da ironia: coube a Ricardo Lewandowski, revisor do mensalão e vice-presidente do STF, ordenar a redistribuição dos autos. Em seleção aleatória, o computador escolheu Barroso, que já tachou o julgamento de "ponto fora da curva".

Barbosa desplugou-se do caso por excesso de intoxicação. Julgando-se ameaçado por Luiz Fernando Pacheco, advogado do condendo José Genoino, o ministro processou-o criminalmente. De magistrado, tornou-se parte.

Queixou-se: "Vários advogados […] deixaram de se valer de argumentos jurídicos destinados a produzir efeitos nos autos e passaram a atuar politicamente, na esfera pública, através de manifestos e até mesmo partindo para os insultos pessoais, via imprensa, contra este relator."

Quer dizer: depois de travar memoráveis embates com Deus e todo mundo, Barbosa bate em retirada sob o argumento de que os doutores fazem cara feia em manifestos extrajudiciais. Com isso, livra-se de participar da fase em que o ponto será arrastado mais para perto da curva.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.